A rinoplastia, apesar de ser uma intervenção cirúrgica bastante frequente, suscita muitas dúvidas. São várias as questões relacionadas com este procedimento que, ainda que seja muitas vezes associado a uma cirurgia puramente estética, é muito mais do que isso, podendo ter uma componente funcional concomitante. 
 
Portanto, respondemos às principais perguntas sobre rinoplastia. Se está a pensar fazer esta cirurgia, perceba aqui quanto tempo vai precisar para voltar a praticar desporto, viajar e até para que todo o inchaço e equimoses desapareçam. 


Homem a ser submetido a uma rinoplastia


AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE RINOPLASTIA

A rinoplastia tem por objetivo uma melhoria estética do nariz, mas pode, também, melhorar a respiração e o funcionamento do nariz. Isto porque a rinoplastia, para além de melhorar o aspeto físico e as proporções do nariz, é igualmente capaz de corrigir problemas funcionais do nariz.  Estes problemas funcionais provocam, na maior parte das vezes, dificuldades na respiração nasal.   Vamos procurar responder às principais dúvidas sobre a rinoplastia. 

QUANTO TEMPO DEMORA UMA RINOPLASTIA?

Não existe uma duração fixa para a intervenção, porque tal está dependente do grau de complexidade de cada operação. Mas, em média, uma rinoplastia demora cerca de 3 horas.  Depois, o tempo de internamento é, também, curto. É possível que fique a primeira noite do pós-operatório no hospital, porque é usada anestesia geral, mas depois terá alta. Aliás, se a intervenção acontecer no período da manhã, o mais provável é que tenha alta no próprio dia.


Colocação de pensos após uma rinoplastia


TEREI O NARIZ TAPADO POR DENTRO? 

Geralmente o Prof. Dr. Rui Xavier não usa tamponamento nasal, pelo que o interior do nariz não fica completamente tapado. Por vezes são colocadas umas pequenas esponjas, que se desfazem progressivamente nos dias seguintes à cirurgia.

TEREI O NARIZ TAPADO POR FORA? 

Quase sempre o exterior do nariz fica revestido por adesivos e por uma tala externa após a rinoplastia. Estes adesivos são retirados cerca de 10 dias depois da cirurgia. A tala também é retirada na mesma altura, embora deva continuar a ser usada durante a noite ainda mais cerca de 30 dias.

APÓS A RINOPLASTIA VOU TER DORES? 

É pouco provável. Algumas pessoas têm dores moderadas no dia seguinte à cirurgia, que são habitualmente controladas com paracetamol. É raro sentir-se dores a partir do 2º dia, mas poderá ser necessário manter medicação com paracetamol mais um ou dois dias. É excecional ser necessário tomar algum analgésico mais forte do que paracetamol.

A ZONA DOS MEUS OLHOS VAI FICAR PISADA?  

É possível que sim. Depende do tipo de rinoplastia realizada. Mas a pisadura é uma reação natural, de curta duração, com a qual não precisa de se preocupar. O termo correto para essas zonas pisadas, é equimose.  A equimose não é motivo de preocupação ou alarme. Para que a cirurgia seja um sucesso, é normal que o médico precise de mexer em diferentes zonas do nariz, podendo estender-se às zonas adjacentes da face. Certas zonas vão ressentir-se mais que outras e, por isso, é normal que possam ficar pisadas durante algum tempo (entre 5 a 10 dias).  A pisadura vai desaparecer naturalmente. Será apenas uma questão de tempo até a sua pele ter outra vez um aspeto normal.

QUANDO POSSO RETOMAR A MINHA ATIVIDADE?

As atividades diárias de casa podem ser retomadas no dia seguinte à cirurgia. Atividades que obriguem a contactos com pessoas não próximas podem ser retomadas após retirar a tala e os adesivos externos, cerca de 10 dias após a cirurgia. Atividades que envolvam esforços físicos só devem ser retomadas 30 dias após a cirurgia.

QUANDO POSSO VOLTAR A FAZER EXERCÍCIO FÍSICO?  

O mais seguro é esperar um mês antes de voltar aos treinos mais exigentes. No entanto, se praticar exercício moderado, pode recomeçar duas semanas depois do pós-operatório.  É mesmo muito importante que evite os exercícios mais violentos – não só pela exigência física, mas porque transformam o seu rosto numa fonte de calor (o que deve ser completamente evitado no pós-operatório).   É essencial, como em tudo, que volte à sua rotina sem pressas, para não comprometer o processo de cicatrização e a sua própria recuperação.

QUANDO POSSO VIAJAR NOVAMENTE?   

Tudo depende, na verdade, da complexidade do procedimento. Em princípio, poderá voltar a viajar de avião duas semanas após a rinoplastia. Antes de estar livre para as viagens de avião, pode fazer viagens de carro, mas sem abdicar dos cuidados indicados pelo médico.