Se procura uma solução para determinada imperfeição do seu nariz, é importante que conheça os procedimentos que podem dar solução a essa imperfeição. A rinoplastia e a rinomodelação são duas das soluções mais comuns para esse efeito. 
 
A rinoplastia clássica é um pouco é mais invasiva do que a rinomodelação, mas ambas são soluções válidas. A opção entre uma e outra depende de cada caso específico, mas é sempre possível obter uma melhoria do nariz. 
 
A escolha vai depender do que se pretende corrigir. Se se trata de algum aspeto interno ou externo, se é facilmente solucionável ou não. Aconselhe-se, por isso, com um profissional da área.  

Entretanto, apresentamos-lhe as principais diferenças entre estas intervenções – rinoplastia e rinomodelação. 

Médicos a fazerem uma rinoplastia


RINOPLASTIA E RINOMODELAÇÃO: AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

A rinoplastia é uma cirurgia que permite corrigir todo o tipo de imperfeições do nariz, enquanto a rinomodelação é um procedimento estético que permite corrigir pequenas imperfeições no nariz.  A rinoplastia é uma cirurgia que pode ter um objetivo estético ou simultaneamente estético e funcional, porque pode corrigir não só o exterior do nariz, mas também pode corrigir desvios do septo nasal. Como tal, pode solucionar vários problemas respiratórios e funcionais do nariz.  A rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo em que é utilizado um aparelho de ultrassons. Este aparelho permite esculpir o dorso do nariz com a forma pretendida caussando um mínimo de interferência sobre os tecidos circundantes do dorso nasal.


OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE UMA RINOPLASTIA

Se procura resolver deformidades externas ou problemas internos do seu nariz, a rinoplastia pode ser a solução e são vários os motivos que justificam a intervenção:   
     - Afinar a ponta do nariz; 
     - Corrigir desvios do septo nasal; 
     - Melhorar o ângulo entre o nariz e o lábio superior; 
     - Resolver problemas respiratórios crónicos; 
     - Reconstruir zona afetada por acidentes ou tumores; 
     - Alterar o tamanho do nariz; 
     - Reduzir assimetrias do nariz; 
     - Melhorar desvios do nariz; 
     - Corrigir altos do dorso do nariz.   

PARA QUE SERVE, ENTÃO, A RINOMODELAÇÃO?

A rinomodelação é uma intervenção estética minimamente invasiva. Permite aplanar pequenas irregularidades ou altos do dorso do nariz. Também permite corrigir pequenos desvios do nariz.  É, geralmente, feita sob anestesia, mas permite uma recuperação mais rápida do que a rinoplastia. Além disso, não provoca pisadura nos dias seguintes ao procedimento e quase não provoca dor. 


Paciente a submeter-se a uma rinomodelação


COMO ESCOLHER ENTRE A RINOPLASTIA OU A RINOMODELAÇÃO

A escolha vai depender de cada caso específico, e daí ser tão importante o aconselhamento especializado.  Em princípio, se tem problemas respiratórios ou o septo nasal desviado, vai ser necessário fazer uma rinoplastia. Mas, se houver apenas um pequeno alto no dorso do nariz ou um pequeno desvio do nariz, talvez a rinomodelação seja uma opção a considerar.