Como em qualquer intervenção, há alguns cuidados a adotar no pós-operatório da rinoplastia.
Por esse motivo, reunimos alguns cuidados importantes, que deve ter presentes.

Homem a ser avaliado por um médico para fazer uma rinoplastia

CUIDADOS A TER DEPOIS DE UMA RINOPLASTIA

É uma das cirurgias mais procuradas nos dias que correm. A rinoplastia pode ser feita por motivos estéticos — o que acontece na maior parte das vezes —, ou para corrigir algum problema funcional.  No último caso, a cirurgia foca-se em resolver problemas que afetam a capacidade respiratória. Mas a verdade é que o motivo não interessa quando falamos em cuidados a ter após a operação — que se aplicam em ambos os contextos.

DORMIR COM A CABEÇA ELEVADA

Entre os cuidados a ter após uma rinoplastia está a posição de descanso. É muito importante dormir com o tronco elevado, o que vai ajudar a diminuir a congestão nasal e o edema (“inchaço”) do nariz.

APLICAR GELO

No pós-operatório de uma rinoplastia é frequente haver edema (“inchaço”) e equimose (“pisadura”) no nariz.   A aplicação frequente de gelo sobre o nariz nos primeiros dias após a cirurgia reduz significativamente o edema e a equimose.

EVITAR ALIMENTOS QUENTES

É altamente aconselhado que nos primeiros dias após a rinoplastia consuma alimentos e bebidas frias ou mornas – mas não quentes -, de forma a reduzir o edema.  Aposte nos hidratos de carbono bons, nas proteínas magras, nos legumes e verduras.

FAZER A HIGIENE COM CUIDADO REDOBRADO

Um dos cuidados a ter no pós-operatório prende-se com os momentos de higiene. Após uma rinoplastia deve fazer a limpeza da face usando toalhitas de limpeza.  Também é importante lavar as narinas com água do mar ou com soro fisiológico. Em termos gerais, são estes os cuidados que deve ter, mas siga sempre os conselhos do seu médico.

EVITAR A EXPOSIÇÃO SOLAR

Não esteja ao sol no primeiro mês após a cirurgia. Depois do primeiro mês pode ter alguma exposição solar, mas deve usar um protetor solar sobre o nariz.

NÃO USAR ÓCULOS SOBRE O NARIZ

Se usar óculos, deve ter o cuidado de colocar a tala nasal sobre o nariz durante o primeiro mês sempre que usar óculos. Isto serve para evitar que o peso dos óculos possa marcar o nariz. Em alternativa, pode usar lentes de contacto sem qualquer limitação.


Mulher a receber cuidados pós-operatórios de uma rinoplastia