Quando se fala em cirurgias, sobretudo relacionadas com Medicina Estética, a rinoplastia é uma das menos complexas. Mas, como em qualquer intervenção, há alguns cuidados a adotar no pós-operatório.

Aliás, os dias que se seguem à operação são tão ou mais importantes do que a intervenção propriamente dita. Por esse motivo, reunimos alguns cuidados importantes, que pode ter sempre por perto.

Homem a ser avaliado por um médico para fazer uma rinoplastia

Cuidados a ter depois de uma rinoplastia


É uma das cirurgias mais procuradas nos dias que correm. A rinoplastia pode ser feita por motivos estéticos — o que acontece na maior parte das vezes —, ou para corrigir algum problema interno.

Quando assim é, esta cirurgia foca-se em melhorar problemas como a dificuldade respiratória. Mas, a verdade, é que o motivo não interessa quando falamos em cuidados a ter após a operação — que se aplicam a ambos os contextos.

Usar talas e tampões


Se já fez (ou vai fazer) uma rinoplastia, o mais provável é que venha embora com tampões no nariz. Ainda que dependa da operação em si, a verdade é que este é o procedimento mais comum.

Esses tampões devem permanecer, em média, 3 dias no nariz (um em casa narina). A tala, por sua vez, serve para proteger o nariz após a cirurgia. À partida, pode retirá-la após 7 a 8 dias — mas é claro que só deve fazê-lo após ordem médica.

Dormir com a cabeça elevada


Entre os cuidados a ter após uma rinoplastia está a posição de descanso. É muito importante que tente dormir com a cabeça elevada, até para poder continuar a respirar da melhor forma possível.

Usar compressas geladas


O pós-operatório de uma rinoplastia é uma altura desafiante. Vai sentir dor, inchaço e habituar-se às zonas mais escuras (ou pisadas) do rosto.

A verdade é que, o resultado da operação, só vai ser visível um ano depois da cirurgia. Por isso, é fundamental que cuide do rosto de forma a diminuir o inchaço e os edemas.

Nesse caso, o melhor a fazer é aplicar compressas geladas nas zonas com maior inchaço/dor.

Comer alimentos frios


Os primeiros dias do pós-operatório de uma rinoplastia são fundamentais no que toca à alimentação. É altamente aconselhado que consuma alimentos frios, para não sentir dor ou desconforto desnecessários.

Aposte nos hidratos de carbono bons, nas proteínas magras, nos legumes e verduras.

Mulher a receber cuidados pós-operatórios de uma rinoplastia

Fazer a higiene com cuidado redobrado


Um dos cuidados a ter no pós-operatório prende-se com os momentos de higiene. Após uma rinoplastia, não pode lavar a cara, ou tomar banho, com água quente.

Dê preferência à água fria e lave as narinas com soro fisiológico. Em termos gerais, são estes os cuidados que deve ter, mas siga sempre os conselhos do seu médico.

Evitar a exposição solar


Não esteja ao sol nos primeiros 3 meses após a cirurgia (pelo menos). É muito importante que tenha um cuidado redobrado com a exposição solar em todo o corpo, durante todo o ano.

Quando está a recuperar de uma rinoplastia, esse cuidado tem de ser ainda maior. Por isso, proteja-se ao máximo.

Não use óculos ou lentes de contacto


Por mais desconfortável que se sinta, é importante que mantenha o rosto em repouso total — sem mexer demasiado nele, nem aplicar peso desnecessário (como o provocado pelos óculos).

De igual forma, não coloque nem substitua lentes de contacto. Deixe, por isso, que a pele respire e fique intacta durante o máximo de tempo possível.

Respeite as indicações médicas e repouse o mais possível. Siga estes cuidados, bem como aqueles que lhe foram transmitidos após a operação.

Acima de tudo, é importante que tenha paciência. O pós-operatório de uma rinoplastia é desafiante e, em certos momentos, um pouco limitador.

Por isso, é importante que respeite o tempo de recuperação, para que este não seja estendido sem necessidade.