A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas atualmente. Por regra, esta intervenção tem como objetivo melhorar o aspeto estético do nariz, corrigindo as imperfeições que ele possa ter.
As pessoas procuram a rinoplastia para tornar o nariz mais proporcional ao rosto e mais harmonioso. No entanto, a rinoplastia pode ser também a solução para problemas internos que afetem a capacidade respiratória. Perceba, por isso, quando é que esta cirurgia é feita e porquê.
RINOPLASTIA: QUE CIRURGIA É ESTA?
A rinoplastia é realizada para melhora esteticamente o nariz mas, também, muitas vezes, para corrigir aspetos funcionais — como é o caso da dificuldade respiratória que algumas pessoas têm. Por isso, não se pode afirmar que este procedimento acontece unicamente para melhorar o aspeto estético. Por isso, para perceber melhor o que é a rinoplastia, saiba em que contextos é mais usada:
Para reduzir narizes muito grandes ou compridos; - Para estreitar narizes largos; - Para alinhar narizes; - Para eliminar altos considerados inestéticos; - Para remodelar a ponta do nariz; - Para melhorar o ângulo entre o nariz e o lábio superior; - Para corrigir problemas internos.
Mas, como já afirmámos, é importante que compreenda que a rinoplastia é uma cirurgia que vai muito além da melhoria do aspeto estético de uma pessoa. Aliás, são vários os casos que procuram esta intervenção para melhorar a capacidade respiratória.Esta, pode estar comprometida por algum tipo de obstrução (como é o caso do desvio do septo nasal).
Em casos mais complexos, este problema pode provocar sinusite, pelo que é importante expor ao médico todos os sintomas relacionados com o nariz que possa sentir.
QUANTO TEMPO DEMORA UMA RINOPLASTIA? E A SUA RECUPERAÇÃO?
Cada caso é um caso — e uns são mais complexos do que outros. Mas, em média, uma rinoplastia pode demorar entre duas a quatro horas. Ainda que a incisão principal seja, normalmente, feita perto das narinas, a verdade é que a maior parte do procedimento acontece internamente. Só assim é possível corrigir os problemas manifestados, relacionados com cartilagens ou com a própria estrutura óssea do nariz. Tudo depende da intervenção em si, mas a maior parte das pessoas tem alta hospitalar no próprio dia da cirurgia. Em alguns casos, contudo, pode ser necessário o internamento de uma noite. Em média, são precisos 10 a 15 dias para uma pessoa recuperar da cirurgia. Apesar de rápida, a recuperação implica lidar com algumas situações pouco confortáveis, como o inchaço ou as zonas do rosto pisadas — nada que não se resolva com os cuidados indicados pelo médico.
RINOPLASTIA: AS COMPLICAÇÕES MAIS COMUNS
Como qualquer intervenção cirúrgica, seja ela estética ou não, existem possíveis complicações. Conheça, então, os problemas que podem surgir:
- A anestesia geral, ainda que segura, pode trazer complicações (como em qualquer operação); - Risco (pequeno) de hemorragia pós-operatória; - Risco de infeção nasal, ainda que mínimo; - Fraca visibilidade de eventuais assimetrias ou irregularidades (apenas notáveis quando o inchaço desaparece); - Irregularidades ou imperfeições causadas pelo processo de cicatrização.
Melhorar a estética do nariz ou corrigir determinadas imperfeições não acarreta riscos alarmantes. É certo que falamos de uma intervenção cirúrgica e que, por isso, implica riscos, no entanto, são raros os casos que sofrem complicações após uma rinoplastia. Em algumas situações, face aos problemas que podem existir, é aconselhada uma segunda cirurgia, ainda que isso seja pouco comum nos dias que correm.
O que podemos fazer por si
Tem alguma dúvida?
Pedido de Informação
Tem dúvidas em relação à cirurgia? Quer esclarecer algum aspecto sobre os procedimentos envolvidos?
Contacte-nos!
Consulta de avaliação
Aproveite esta consulta para esclarecer todas as dúvidas acerca da cirurgia. Marque já a sua!
Onde Estamos
Consultas em Lisboa e Porto (Clinica LusoEspanhola).
Saiba como nos encontrar!