Rinoplastia (Cirurgia de Nariz) em Porto, Lisboa

Rinoplastia PortoRinoplastia – o que é?

É uma intervenção cirúrgica que altera a forma e o tamanho do nariz, de modo a que este tenha uma imagem mais agradável e proporcional ao resto da face.

O objectivo pode ser reduzir um nariz que é muito grande, estreitar um nariz que é muito largo, alinhar um nariz que está desviado, eliminar altos que são inestéticos, remodelar a ponta do nariz ou melhorar o ângulo entre o nariz e o lábio superior para obter um aspecto mais agradável.

A rinoplastia pode melhorar a respiração nasal quando há obstrução que provoca dificuldade na respiração ou que provoca sinusite e pode ser realizada concomitantemente com uma correcção do septo nasal.

A rinoplastia pode melhorar a autoconfiança quando uma característica desagradável é eliminada.

Em que consiste?

É uma cirurgia realizada sob anestesia geral, com a duração de 2 a 4 horas. É feita através de incisões realizadas por dentro do nariz, onde não são visíveis, por vezes combinadas com uma pequena incisão na área da pele que separa as duas narinas. Durante a cirurgia, as estruturas ósseas e cartilaginosas nasais são remodeladas para criar a nova forma do nariz.

No final da intervenção, uma tala é colocada a recobrir o nariz sendo removida após cerca de uma semana. Um pequeno tamponamento absorvível pode, por vezes, ser colocado no interior do nariz. Na grande maioria dos casos, contudo, o Dr. Rui Xavier usa uma técnica cirúrgica que dispensa a necessidade de qualquer tipo de tamponamento nasal.

Em alguns casos pode ser necessário o internamento na primeira noite após a cirurgia. Na maior parte dos casos, porém, é possível ter alta hospitalar ao final do dia da cirurgia.

A actividade diária normal é retomada cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia e o exercício físico cerca de 3 semanas após a cirurgia, excepto desportos de contacto que só devem ser retomados após 6 semanas.

Nalguns tipos de rinoplastia há uma equimose ligeira à volta dos olhos durante cerca de uma semana e geralmente há algum edema no nariz e face após a cirurgia. Algum edema residual pode persistir por várias semanas e o resultado final da cirurgia pode demorar meses ou até meio ano a atingir, dependendo da pele e do tipo de intervenção realizado.

RinoModelação Ultrassónica

Na maior parte dos casos de rinoplastia – mas não em todos – o Dr. Rui Xavier faz rinomodelação da pirâmide nasal. Para este efeito é utilizado um aparelho de cirurgia ultrassónica que não provoca qualquer equimose da face e permite uma recuperação pós-operatória muito mais rápida.

O resultado pós rinoplastia é, neste caso, evidente muito mais rapidamente do que quando é realizada uma técnica convencional.

Complicações possíveis

A rinoplastia é uma cirurgia efectuada sob anestesia geral, e a anestesia tem um risco muito baixo, mas real, de complicações.

Existe um risco pequeno de hemorragia pós-operatória (que pode necessitar de tratamento) e um risco mínimo de infecção nasal.

A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica muito minuciosa e demorada; O edema que surge durante a cirurgia pode mascarar pequenas irregularidades ou assimetrias que poderão só ser visíveis mais tarde.

É importante saber que a cirurgia não pode garantir um resultado perfeito. O objectivo não é a perfeição, mas melhorar o aspecto do nariz.

O resultado final depende, em grande parte, da forma como a pele cicatriza. Esta cicatrização pode causar irregularidades que podem surgir semanas ou meses após a intervenção. Estas irregularidades podem ser apenas palpáveis ou também visíveis.

Se surgirem mudanças não previstas ou pequenas irregularidades, pode ser sugerida uma 2ª cirurgia, geralmente simples, o que sucede numa pequena percentagem de casos.

ANTES & DEPOIS